Corpo humano no necrotério.

Você provavelmente tem curiosidade em saber o que acontece depois da morte. E não é só você. A curiosidade sobre os assuntos relacionados ao tema atrai muitas pessoas. Mas o objetivo aqui não é falar sobre o pós-morte no sentido espiritual, religioso ou metafísico. Vamos falar do assunto em outro aspecto, pensando no processo biológico que chamamos de morte, e o que ocorre depois que ela acontece.

Então, se você quer saber sobre o que acontece com o corpo humano quando se perde a vida, vem conosco nessa leitura!

O QUE ACONTECE DEPOIS DA MORTE?

Sabemos que é difícil aceitar, mas todo mundo morre. Alguns mais cedo, outros demoram um pouco mais.

Vamos supor que você esteja em uma idade avançada, com quase cem anos e tenha aproveitado a vida como nunca. Em um determinado dia, você simplesmente morre de causas naturais. Uma das primeiras coisas que a sua família fará é procurar uma funerária.

Lá, poucas horas depois de morrer, seu corpo ficará frio, duro e toda a pele passará a ter uma coloração roxa acinzentada. Esses são os primeiros sinais de que a decomposição do corpo está acontecendo.

Mas, mesmo se o coração tenha parado de bater e o cérebro de funcionar, ainda existe muita vida dentro do corpo.

No interior de um cadáver em decomposição existe um enorme ecossistema que surge depois da morte e evolui conforme o tempo passa.

De acordo com os especialistas, os microorganismos não morrem. Eles continuam ativos, continuam digerindo e se reproduzindo.

Vamos aos ESTÁGIOS DA DECOMPOSIÇÃO:

Para entendermos o processo de pós-morte, separamos em uma ordem cronológica, o que acontece com o corpo em questão de segundos, minutos, horas, dias, semanas e meses. Confira!

SEGUNDOS

1 – Em poucos segundos, as atividades do cérebro, coração e pulmões aceleram rapidamente e decaem na mesma intensidade.

2 – A temperatura corporal cai bruscamente em poucos segundos logo após a morte, sendo  1,0°C a 1,5°C graus por hora em temperaturas médias.

MINUTOS

3 – Em poucos minutos, inicia a morte celular devido à ausência de oxigênio. As células entram em colapso e se inicia o processo de putrefação.

HORAS

4 – O cálcio adentra os músculos e, na ausência de ATP (Trifosfato de adenosina _ nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas _ .), leva à rigidez cadavérica. Esse processo tem duração de até 36 horas.

5 – Eventualmente, os músculos relaxam levando a liberação de fezes e urina.

6 – Devido ao ressecamento, a pele encolhe dando a impressão de crescimento dos cabelos e unhas.

7 – Com a gravidade, o sangue se move em direção às partes mais baixas do corpo, levando à formação das hipóstases, também conhecidas como livor mortis (mudança de coloração que surge na pele dos cadáveres).

É por esse motivo que existe o serviço de tanatopraxia nas funerárias, para garantir que o corpo permaneça mais tempo no velório, sem entrar em decomposição. Inclusive, se ele precisar de reconstrução facial ou outro tipo de preservação, o serviço consegue oferecer.

Indo além da definição técnica, a Tanatopraxia trata-se de uma homenagem à pessoa, preparada com todo o carinho para vê-la melhor. Com um semblante mais saudável, a impressão passada é de bem-estar e tranquilidade.

DIAS

8 –  Passado alguns dias, com o início do processo de autólise, as enzimas liberadas começam a autodigestão tecidual.

9 – No processo de putrefação, que termina em cerca de 10 dias, há a liberação de gases que levam a distensão tecidual e substâncias produzidas por bactérias dão coloração esverdeada à pele.

SEMANAS

11 – As larvas observadas comumente após 24 e 48 horas pós-morte, podem digerir até 60% do corpo em uma semana.

12 – A coloração do corpo muda de cor esverdeada/ roxa para preta, conforme a digestão bacteriana.

13 – Os cabelos começam a cair.

MESES

14 – Em cerca de 2 a 3 meses podem ter início os processos de saponificação e mumificação. Raramente eles se iniciam anteriormente.

15 – Em condições de umidade e temperaturas médias, após 4 meses ocorre a decomposição dos tecidos moles, levando à esqueletização.

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo, e que tenha sanado sua curiosidade sobre o que acontece depois da morte.

www.cerimonialraja.combr

Contatos (31) 2555 – 2922 (31) 98818 – 5040 cerimonialraja@gmail.com